As 22 ações que todo empreendedor de startup deve ter – Parte 2

Assim como ninguém já nasce com nenhuma profissão definida, ninguém nasce empreendedor. A escolha de uma profissão está interligada intimamente com a sua educação, seu ambiente formador, suas ambições, suas escolhas, seu histórico. E isso não é diferente quando alguém encontra motivações para empreender. Suas experiências anteriores é o que guia seus esforços para propor as mudanças significativas na entrega de valor para a sociedade.

Por sua vez, o que define um grande empreendedor é sua capacidade de entendimento sobre as técnicas aprendidas e sua capacidade de resposta frente aos problemas e oportunidades de mercado.

Uma boa formação técnica assim como uma boa formação empreendedora é a base que se espera para que ele consiga ser o precursor de ações que promova a transformação de uma sociedade. Apresentar soluções significativas para os problemas identificados é a base que todo jovem empreendedor, sobretudo de startup, deve ter para tentar atingir o sucesso.

Mas quais são as ações e quais são as suas condições para que isso se concretize? A condição mínima é a sua capacidade de validar uma proposta de valor e é nesse ponto que geralmente os iniciantes se deparam com sua primeira dificuldade: a ansiedade. Propor soluções para problemas não identificados ou trabalhar propostas sem ouvir o que o mercado espera de você é o erro mais comum das startups early stage.

Para você evitar esse e outros erros, veja os 21 passos a seguir que vão te ajudar a diminuir a ansiedade e manter o foco e o brilho nos olhos.

No artigo anterior, citamos a primeira etapa chamada de Preparação, agora vamos falar da segunda etapa chamada de Lance e Crie a sua empresa, composta pelos itens seguintes a etapa anterior, que são eles:


9. Networking dentro do ecossistema empresarial.

Há uma frase americana que diz: “Melhor que os diplomas que você tem na parede são as mãos que você aperta”. Mesmo com o crescimento do empreendedorismo nos últimos anos, podemos dizer que um país empreendedor não pode ser feito apenas com empreendedores competentes. É necessário também um ambiente que promova negócios e inovação. Para um Ecossistema Empreendedor funcionar plenamente é necessário que 3 pilares estejam atuantes:

EMPREENDEDORES – São os inconformados com o status atual e que desejam solucionar um problema.

CONHECIMENTO – É o ensino necessário para que os empreendedores conheçam as ferramentas para solucionar um determinado problema.

INVESTIDORES – Responsáveis pelo capital necessário para transformar a ideia na prática e elevar o negócio para um nível maior. A união desses pilares promove um ambiente único e propício para o desenvolvimento e enriquecimento da sociedade.


10. Faça bons contratos

As questões jurídicas são sempre delicadas, mas elas se tornam um entrave para a sua startup se você não as enfrentou no momento zero. Realizar o compliance é de suma importância para que os fundadores não tenham dores de cabeça futuro. Analisar os históricos fiscais e contábeis de cada membro da startup é uma necessidade para que não haja impedimentos futuros, principalmente na hora de levantar investimentos.

O contrato social, contrato de vesting, os enquadramentos fiscais e a adequação às regras e normas são de responsabilidade dos fundadores. Consulte sempre um especialista para configurar os documentos. O futuro da sua startup agradece.


11. Escolha bem os conselheiros.

Todos querem ter as melhores referências e os melhores profissionais atuando em conjunto com os fundadores. Pessoas chaves são aquelas que agregam experiência, networking e tem intimidade com o core business da startup. A formação de seu Board Member é de suma importância pois são estes ícones que ajudarão a alavancar recursos, sinalizar parceiros, ajudar a fechar bons acordos, abrir portas, etc. No geral se inicia com 1 ou 2 advisors e eles terão a incumbência de transitá-lo onde for necessário para garantir o crescimento da empresa. Portanto, antes de fechar com o primeiro que surgir, analise friamente cada nome e quanto ele vai conseguir cumprir com este papel.


12. Contabilidade

O enquadramento fiscal da empresa, como dito, é de responsabilidade dos fundadores. E estar em dia com os órgãos fiscais e regulamentadores também. A contabilidade da startup deve ser cirúrgica. O DRE deve ser transparente e analisado nos centavos para o retrato real da situação financeira. Esta prática traz inúmeros benefícios, como o da possibilidade de planejamento futuro e da visão estratégica. Com a equalização contábil, é possível que você nem precise passar por rodadas de investimento e ter seus papeis diluídos. Os números não mentem jamais.


13. Tenha crédito

A abertura da startup é recente e certamente ainda não consegue apresentar um bom histórico financeiro. Esta situação geralmente atrapalha para obter crédito ou mesmo abrir uma conta bancária. E quando consegue dificilmente o gerente vai conceder capital para custear sua operação ou fazer investimentos. Por isso, é importante que você pense no perfil de crédito da sua empresa desde o início e procure por recursos que possa sustentar seu início até atingir o break-even point.

Após esgotar os próprios recursos (sim, você deve ser o primeiro investidor da sua startup) o Angel ou Venture Capital surgem para dar o fôlego necessário. Buscar por linhas de fomento também é uma ótima alternativa quando seu projeto tem base científica. Aceleradoras de startups também conseguem prover recursos financeiros para você custear o período de Problem-Solution- Fit e Product-Market- Fit . Mas, lembre-se, sua startup nasceu para prover valor e angariar recursos. Por isso o melhor dinheiro é aquele que o seu cliente paga. Mantenha as métricas sempre em dia. Life-time Value, Ticket Medio e CAC são as principais.


14. Taxas

Se você criou uma fintech ou uma plataforma para e-commerce ou mesmo transita os pagamentos dentro da sua solução, qualquer centavo ganho nas suas operações, quando submetidas a grande volume, o saving pode representar um montante considerável no fim do mês. Por isso é muito importante negociar as taxas para suas operações de crédito. Há um leque de opções de adquirentes e sub adquirentes e você deve obter aquele que faz sentido tanto para você quanto para seu cliente.


15. Escolha sua base técnicas de apoio

Uma das questões mais intrínsecas à escala do seu negócio é saber o quão você está preparado para escala. Criar uma plataforma de SaaS, com todos seus devidos cuidados, vai permitir entregar sua solução para um contingente escalar de clientes. Mas a questão é: a sua base operacional está preparada para dar todo o suporte necessário para tratar este volume de pessoas? Ter uma plataforma de CRM, uma plataforma de vendas, outra de controle de finanças, outra de inbound marketing entre tantas outras é uma necessidade para você montar a sua operação calçado na sua estratégia de crescimento. Algumas são gratuitas por um período de experimento, outras cobram um valor que se encaixa no seu orçamento, outras tem preços atrelados ao seu número de usuários. Uma coisa é certa: você vai precisar de todas elas, antes cedo do que tarde.


16. Métricas com Dados Analíticos.

Medir é ter argumentos para saber guiar o seu negócio. Se você não consegue medir, não consegue entender os seus números. Se não consegue entender, você não vai poder controlar. E se não consegue controlar, não vai conseguir melhorar. Enquanto termos como Big Data e Costumer Analysis tornaram-se tão comuns na mídia – quase clichês – o poder da métrica geralmente é ignorado pela maioria dos founders. Se você está planejando fundar um negócio de alto impacto tenha um olhar clínico para o que realmente importa: números. Saiba calcular suas métricas piratas AARRR (funil de marketing), saiba qual seu MRR, seu ARR, o CAC, o LTV, faça análise cohort , tenha estratégias para o spin sales, cross selling, up selling, e por aí vai.


17. Colaboradores e Freelancers

Uma hora a “porca” vai apertar e você vai precisar contratar pessoas para te dizer o que fazer. Principalmente para preencher aquelas habilidades que você não tem ou que já começa a não fazer parte da sua posição. É muito importante o founder saber vestir os chapéus de cada posição para entender o todo, mas terá um momento que você vai precisar dedicar sua energia na condução da empresa e não mais no operacional. Então comece a procura por talentos para te ajudar.

É muito comum não conseguir encontrar aquele colaborador perfeito logo de cara. Existe um processo para isso. Afinal, do lado de lá, ele também tem anseios e expectativas e o posicionamento e benefícios que você oferece estão sendo analisados. Se precisar que alguns Jobs sejam executados rapidamente, um freela é uma excelente alternativa. E isso tem funcionado com quase todas as startups.

Seja um colaborador ou freelancer, o fato é que você precisará criar e cultivar uma cultura de trabalho positiva e produtiva. Esses valores serão absorvidos pelas pessoas mais dedicados e eles vão te recompensar com seus talentos e seus entusiasmos.


18. Stock Option

A stock options é um instrumento americano cujo nome é Employee Stock Options Plans, ou em português: Plano de Opção de Compra de Ações. É um mecanismo de bonificação variável, usualmente oferecidos a pessoas chaves atreladas ao seu desempenho e às conquistas da empresa. Vale destacar aqui que é a OPÇÃO de COMPRA, ou seja, o executivo/funcionário não é obrigado a comprar e o executivo/funcionário também não ganha essas ações “de graça”, ele deverá pagar por estas ações, havendo assim a contraprestação. E isso faz toda a diferença para as consequências trabalhistas e tributárias. Para uma empresa poder usar a Stock Options, deve estar previsto no estatuto da empresa e num acordo bilateral. É um instrumento eficaz para reter e atrair o talento que você deseja para a sua empresa.

Artigo escrito por:

Clayton Guimarães

Head de Operações do Sevna Startup e co-Diretor do Founder Institute. Foi fundador das startups Agrobuss e Fleety, é advisor e investidor de startups de base tecnológica.

Seguiremos com a ultima etapa do processo em um novo post. Se inscreva em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no Sevna Startup.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *