A era das startups que criam soluções tecnológicas

A cidade de Ribeirão Preto conta com um pólo de desenvolvimento do empreendedorismo focado em soluções tecnológicas que vem atraindo atenção não só o público do interior de São Paulo mas também empreendedores de todas as partes do Brasil. Com foco em soluções tecnológicas o ecossistema empreendedor de Ribeirão Preto tem se desenvolvido cada vez mais na e atraindo o público para a era das startups.

Parque tecnológico 

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia é um pólo de inovação, tecnologia e empreendedorismo, um exemplo de parceria entre poder  poder público, universidade e a iniciativa privada. Com 68 empresas hospedadas no Parque, encontra-se startups em fase inicial ou seja, startups que ainda precisam provar a viabilidade técnica e financeira e startups que já estão em estágio mais avançado como por exemplo startups que já possuem negócios no exterior.

O Parque promove eventos semanais para empreendedores e para o público interessado com temas ligados ao empreendedorismo e inovação sendo em sua maioria eventos abertos e gratuitos. Segundo Eduardo Cicconi, gerente do Parque, estes eventos são uma forma de aproximar empresários com o mundo das startups.

O que é uma startup?

De acordo com Steve Blank, autor do clássico livro “Startup: Manual do Empreendedor” e professor convidado de universidades como Stanford University, U.C. Berkeley, e Columbia University, startup não é sinônimo de uma nova empresa. Na visão de Blank, startup é uma iniciativa empreendedora em busca de um modelo de negócio estável, escalável e lucrativo. Ou seja, uma empresa que já tem seu modelo de negócio totalmente pré-definido não é uma startup. De tão inovadora, a startup ainda precisa validar diversas hipóteses até encontrar seu modelo de negócio, para a partir daí crescer rapidamente com ganhos de escala que possibilitem gerar muito retorno financeiro para empreendedores e investidores.

Aceleração

Dentro do Parque também encontra-se a Sevna Startups, uma aceleradora de startups que através de um processo seletivo, seleciona startups que estejam aptas a participarem do seu programa de aceleração durante seis meses, e terem acesso a mentorias, workshops, eventos, estrutura e networking do Sevna, além de investimento. Hoje a aceleradora conta com um portfólio de 18 startups e neste mês de Maio abre as inscrições para o Sexto Ciclo de aceleração.

Para saber mais, acesse a versão online da Revista Acirp – Edição Março/Abril 2018 e confira a reportagem completa.

Fonte: Revista Acirp – Ed. Março/Abril 2018

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *