Criatividade no trabalho ou eficiência: o que é mais importante?

Em meio a um ambiente cada vez mais competitivo, os gestores devem se desdobrar para garantir a sobrevivência e o crescimento do negócio. Para isso, a criatividade no trabalho e a eficiência são palavras que se destacam. Mas o que é mais importante?

Essa é um dilema e tanto, afinal, ambas são fundamentais para otimizar a competitividade de qualquer empreendimento. Um ambiente criativo é o primeiro passo para a sobrevivência em longo prazo, enquanto a eficiência determina a sobrevivência em um curto período de tempo.

Pensando nesse dilema, decidimos criar este post para você. Hoje vamos falar sobre a importância da criatividade e da eficiência, explicando o que deve ser prioridade e ensinando como otimizar esses aspectos em sua companhia. Continue lendo!

O que é criatividade no trabalho e quais seus benefícios?

Muitas das empresas mais bem-sucedidas no mundo são reconhecidas pelos funcionários criativos e inovadores que possuem. A 3M é um grande case de sucesso. A multinacional permite que os trabalhadores invistam 15% do seu tempo em projetos paralelos.

O objetivo é incentivar a criatividade dos colaboradores, a capacidade de solucionar  problemas e garantir a sobrevivência da companhia em longo prazo. Hoje a 3M possui mais de 100 mil patentes em seu nome.

A criatividade está associada ao ato de gerar novas ideias. Quando uma empresa possui uma equipe criativa, consegue se manter na vanguarda do mercado e estar sempre à frente da concorrência. Esses aspectos são realmente importantes.

Entretanto, quando a criatividade é mal gerenciada, resulta em uma série de perdas para a companhia — tornando-a pouco rentável no mercado. Por isso, é necessário saber conduzir a criatividade dos colaboradores, focando o que é realmente importante!

O que é eficiência e quais seus benefícios?

A eficiência faz com que o número de erros e problemas de uma empesa diminua, tornando-a mais enxuta, rentável e atraente para o mercado. Um grande exemplo disso é a distribuidora de bebidas Ambev, uma das mais sólidas marcas brasileiras.

A companhia concentra seus esforços na cultura de alta produtividade e eficiência, estimulando seus funcionários a fazer sempre o que for melhor para os resultados financeiros. A gigante é uma das poucas companhias brasileiras que possuem mais dinheiro no caixa do que dívidas.

Veja como a eficiência também é importante: negócios eficientes conseguem atuar em curto e médio prazo com mais solidez, além de entregar melhores resultados para os clientes. Por isso, tantas empresas adotam essa palavra como parte indissolúvel da sua cultura.

Entretanto, pensar apenas na eficiência pode prejudicar o empreendimento em longo prazo. O ambiente externo muda cada vez mais rápido, empresas que não se atentam e não buscam soluções inovadoras para as mudanças podem não existir em algumas décadas.

Afinal, o que é mais importante?

Ambas os aspectos devem estar presentes de igual modo nas empresas, independentemente do seu tamanho ou segmento de atuação. Quando uma liderança consegue essa proeza, arquiteta um negócio rentável e sólido por longos dos anos.

Um ótimo exemplo disso é a fabricante de veículos Toyota, uma das mais marcas mais amadas e respeitadas em todo o mundo. Quando iniciou sua produção, a montadora japonesa vendia para uma pequena parte do seu país, mas isso mudou bastante!

Hoje, a Toyota é a maior montadora de carros do planeta, com uma receita anual de mais de 230 bilhões de dólares. O segredo está em sua cultura organizacional, que permite harmonizar a criatividade, qualidade e produtividade dentro da empresa.

Em sua produção, a marca japonesa é adepta da filosofia de produção enxuta, otimizando a eficiência e minimizando a estrutura de custos. Na gestão de pessoas, a companhia enfatiza a prática, estimulando a criatividade e a vivência pessoal de seus funcionários.

Como unir criatividade no trabalho e eficiência?

Criar a mesma harmonia que a Toyota oferece é algo complexo, afinal, em muitos momentos, a criatividade e eficiência parecem palavras opostas. Mas é possível fazer isso em sua empresa! Veja algumas dicas que separamos para você:

Aprimore o diálogo interno 

A comunicação interna contribui para eliminar as falhas e problemas que existem no dia a dia da empresa. Além disso, colabora para informar os funcionários, alinhando e otimizando a sinergia do time.

Invista no desenvolvimento da liderança

Bons líderes conseguem inspirar os colaboradores e encorajar o alto desempenho. Ao desenvolver os líderes, você estará desenvolvendo toda a equipe de trabalho.

Crie metas desafiadoras

Boas metas funcionam como uma bússola, alinhando todos os trabalhadores na busca pelos resultados. Metas inteligentes são dotadas de cinco principais características. Elas são: específicas, mensuráveis, relevantes, alcançáveis e com tempo bem definido (geralmente de curto prazo!).

Implemente programas de melhoria contínua

Implemente a filosofia Kaizen (mudança para melhor, a mesma utilizada pela Toyota) em sua empesa. Assim, alcançará o progresso corporativo e o bem-estar do time.

Ofereça cursos e treinamentos 

Equipes treinadas conseguem ser mais eficientes e criativas em suas atividades. Por isso, é importante estar sempre desenvolvendo os conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores.

Estabeleça um propósito de atuação 

Um propósito inspirador é capaz de engajar os funcionários e extrair grandes resultados. Portanto, defina um propósito grande, inspirador e realista.

Invista no bem-estar dos funcionários

Empresas que investem na qualidade de vida dos colaboradores são até 70% mais rentáveis e 86% mais lucrativas, segundo pesquisa da Sodexo. Essa é uma ótima forma de estimular grandes resultados.

Ofereça feedbacks contínuos

O feedback é um retorno de informação, objetivando motivar novos comportamentos. Crie o hábito de falar sobre os pontos positivos e negativos dos funcionários, assim, estimulará a melhoria contínua deles.

Desenvolva processos claros

A gestão correta dos processos contribui para deixar todo o trabalho mais funcional e adequado. Para isso, crie fluxogramas e compartilhe com a equipe. Desse modo, todos entenderão exatamente o que fazer.

Essas são as principais dicas para unir criatividade no trabalho e eficiência. Implementá-las não custa grandes investimentos financeiros, mas demanda muito esforço e comprometimento de toda a corporação, especialmente da alta administração.

Agora que está por dentro do assunto e entende a importância da criatividade no trabalho e da eficiência, aproveite para continuar aprendendo. Cadastre-se no blog e fique sempre por dentro das novidades!

 

Sobre Victor Mirshawka Jr.

Professor universitário, autor, mentor do Sevna Startups, palestrante, consultor e gestor educacional.

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