O relacionamento como caminho para atingir melhor desempenho

Atualmente é comum observarmos as pessoas, as mídias, as organizações darem mais importância ao tema relacionamento.

De fato, focar em um bom relacionamento entre equipe, traz benefícios como maior produtividade e melhoria no ambiente de trabalho. Criar estratégias de relacionamento com clientes, pode aumentar índices de satisfação deles, além de vender mais e diferentes produtos. Estar atento ao que tange a família e amigos, pode proporcionar mais companheirismo, união, e porque não, paz de espírito!

No entanto, se olharmos com mais atenção para algumas ações realizadas pelas organizações para evidenciar que estão considerando o assunto, podemos enxergar que, muitas vezes, o verdadeiro relacionamento não acontece na realidade.

É como um estabelecimento, conceder um cartão de benefícios ao cliente, que mantenha-o comprando sempre e aproveitando as vantagens, mas quando este precisa de um atendimento, sente que  aquele benefício é somente um artificio para faturar as suas custas, pois foi atendido com indiferença, não se sentiu importante, não foi ouvido, e então o cartão torna-se apenas um pedaço de plástico na carteira.

Um bom atendimento transcende a responsabilidade ou estratégia estabelecida por uma pessoa jurídica, pois ele está intrínseco ao comportamento humano direto com a outra pessoa.  Um bom atendimento, tem haver com a forma como uma pessoa pode se relacionar com outra, de uma forma geral, não só clientes, mas com seus fornecedores, amigos, lideranças, sociedade, equipe. Tais habilidades estão contidas na prática dos princípios criados por Dale Carnegie e na metodologia dos treinamentos da empresa fundada por ele há mais de 100 anos, conforme podemos perceber em uma de suas citações a seguir.

“Memorizar nomes é apenas uma parte do desejo de lembrar das pessoas por trás dos nomes. Não fosse assim, lembrar nomes seria apenas um tipo de truque, meramente para provar nossa proeza de memória, quando deveria ser o resultado do nosso desejo de fazer a outra pessoa, e não nós mesmos, se sentir importante.”

Contudo, podemos perceber que nosso relacionamento deve estar alinhado com o melhor que podemos ser, e não apenas com aquilo que queremos ter.

Por isso, quando pensarmos em aumentar vendas, ser referência em satisfação do cliente, manter equipe engajada, ter altos índices de repetição de negócio,  baixar turnover, enfrentar crise com mais facilidade, ter amigos, bom network, ou seja, usufruirmos dos benefícios de fazer e manter relacionamentos consistentes e duradouros , é importante olharmos para a congruência das ações estabelecidas pela empresa e do comportamento das pessoas que nelas estão. Havendo necessidade de alinhamento, comecemos de dentro, pelas pessoas.

Mariana Garcia

Trainer de Relações Humanas e Comunicação eficaz da Dale Carnegie.