Como usar segmentação na automação de marketing

A automação de marketing geralmente é descrita como uma maneira automatizada de fazer marketing online. Isso é parcialmente verdade no sentido de que você realmente automatiza os processos de análise e marketing. O motivo? Para dedicar mais tempo para se concentrar no seu negócio principal: como atrair mais clientes. E uma das bases disso é a segmentação na automação de marketing.


O que é segmentação de mercado?

Segmentação de mercado é o processo de dividir o mercado de potenciais clientes em diferentes grupos e segmentos com base em certas características. O membro desses grupos compartilham características semelhantes e geralmente tem um ou mais de um aspecto comum entre eles.

Existem muitas razões pelas quais a segmentação de mercado é feita. Uma das principais é porque com ela pode-se criar mix de marketing personalizado para cada segmento e atendê-los de acordo.

O conceito de segmentação de mercado foi cunhado por Wendell R. Smith, que em seu artigo “Diferenciação de Produto e Segmentação de Mercado como Estratégias Alternativas de Marketing” observou “muitos exemplos de segmentação” em 1956.

A segmentação de mercado atual existe basicamente para resolver um grande problema dos profissionais de marketing: mais conversões. É possível obter mais conversões por meio de campanhas de marketing personalizadas, que exigem que se segmente o mercado e redija melhores estratégias de produto e comunicação de acordo com as necessidades do segmento.


Dividir para reinar? Não, segmentar e personalizar

Você cria segmentação em seus perfis de possíveis clientes (prospects). Naturalmente, é necessário ter uma ideia de quem são os seus clientes potenciais e clientes, as suas necessidades e, de uma forma mais “especializada”, os seus desejos e expectativas. Em outras palavras, esses perfis são derivados da sua definição do (s) seu (s) mercado (s) alvo (s). Chamado também de “persona (s)”.

Assim que as definições de seus perfis estiverem definidas (a propósito, elas devem se adaptar à medida que sua estratégia evoluir!), você poderá personalizar as informações e as ofertas que você está enviando. Você será capaz de criar uma troca personalizada. (Provavelmente todos já experimentamos essa situação: você recebe um e-mail com a informação exata que estava procurando. É mágica? Não, é segmentação!).

Eu posso ouvir alguns de vocês dizendo que a segmentação na automação de marketing divide a base de contatos em pequenos grupos. Não, porque com o uso de softwares de automação de marketing, os segmentos são um conceito dinâmico.

Isso significa que, de acordo com a jornada de um visitante em seu site e pontos de contato, ela possivelmente pertencerá a mais de um segmento. Então, ao contrário, quanto mais o visitante navega em seu site, mais refinado será o perfil dele, melhor você o conhecerá … e tudo isso é automático e dinâmico!


Tipos de Segmentação na automação de marketing

Segmentar é dividir um grupo em subgrupos de acordo com algum conjunto de “base”. Essas bases variam de idade, sexo, etc. a fatores psicográficos como atitude, interesse, valores etc. Estes são alguns exemplos de segmentação de mercado:

Segmentação Geográfica

Segmentar seus mercados com base em onde eles estão localizados é uma ótima ferramenta. Você pode dividir seus mercados, sejam eles globais, nacionais, regionais ou simplesmente locais.

Tudo depende dos serviços que você oferece, porque com base no seu negócio, haverá um segmento lógico para você segmentar. Um jardineiro paisagista precisa se concentrar em seu mercado local, mas um grande negócio na internet pode ter uma base global de clientes e uma abordagem local pode não ser ideal para eles.

Diferentes regiões também têm necessidades de produtos diferentes, por exemplo, as partes chuvosas do país têm uma necessidade maior de capas de chuva e guarda-chuvas, e um desejo menor de painéis solares e piscinas ao ar livre. Tudo isso deve ser considerado e incorporado em seu plano de negócios.

Segmentação Demográfica

Os dados demográficos são uma ótima maneira de diferenciar sua base de clientes. Você pode segmentar mercados por muitas características diferentes, como idade, renda, gênero, raça e assim por diante.

Com base nisso, você pode analisar especificamente as idades reais de seus consumidores ou dividi-los em fases do ciclo de vida de um produto ou a herança dos concorrentes em seu setor.

Quando você agrupa seus clientes por dados demográficos, pode segmentar suas estratégias para alcançá-los especificamente, pois as pessoas de determinados grupos demográficos geralmente reagem da mesma maneira ao marketing.

Segmentação por interesse

Existem pessoas que amam de tudo, desde a criação de animais de estimação, se parecer com outros animais até aparecer no fundo de noticiários ao vivo. Apesar do apelo de nicho, se você puder identificar e se conectar com esses clientes, eles podem se tornar clientes fiéis à marca a longo prazo.

Segmentação de mercado é uma prática de marketing sólida, porque permite que você direcione suas vistas para áreas específicas do mercado que são as mais lucrativas para o seu negócio.

Esse processo ajuda a fornecer uma base para criar campanhas de publicidade eficazes e projetar produtos que são exatamente o que seus clientes buscam. Além disso, você ainda recebe feedback e insights que podem ajudá-lo a desenvolver novos produtos! O objetivo é um posicionamento de mercado eficaz, que se alinhe com o que seus clientes buscam, sendo diferente da concorrência.

Além de segmentar em nichos propriamente, o interesse pelo seu conteúdo também pode gerar um tipo de segmentação. Você pode segmentar seu público de acordo com os conteúdos mais clicados por um determinado grupo e, dessa forma, direcionar posteriormente novos conteúdos para eles.

Segmentação por produto ou serviço

Você pode ter uma categoria ampla, como computadores ou nichos específicos como tablets Windows. Alternativamente, olhando da perspectiva de serviço, você poderia considerar uma categoria ampla como o reparo de automóveis, mas especificamente direcioná-lo para os distribuidores de freios e silenciadores.

O truque é ser o mais específico possível, pois o direcionamento facilita a comparação entre a concorrência e a maneira de alcançar grupos específicos de pessoas que são seus clientes em potencial.

O dados do seu site também mostram quais produtos estão despertando mais interesse, assim como os acessos vindos das suas campanhas de e-mails marketing.

Uma abordagem ampla torna muito mais difícil a conversão e há muitos nichos fantásticos por aí!

Segmentação por estilo de vida

Este segmento se alinha à demografia, mas reflete que pessoas e famílias têm necessidades de produtos e serviços diferentes ao longo de sua vida. Ele também capta as necessidades de diferentes tipos de famílias, como pais solteiros, casados ​​com filhos ou idosos.

Você pode dividir isso ainda mais com os tipos de casa em que você vivem, seja um apartamento, uma casa ou condomínio. Esse tipo de segmentação também é chamado de psicográfica e é medido usando informações capturadas sobre as atividades, interesses e opiniões de seus clientes-alvo.

Usando essas informações, você pode criar uma imagem de como as pessoas aproveitam seu tempo de lazer e quais são as chances de elas serem mais receptivas. Ao definir as atividades e os interesses de seu mercado-alvo, você pode desenvolver produtos e serviços exclusivamente personalizados para suas necessidades.

Lembre-se de que a segmentação de mercado só é difícil se você conduzi-la dessa forma. Não há maneira certa ou errada de segmentar seu próprio mercado e, dependendo do seu negócio, pode até exigir um pouco de criatividade.

Tente criar segmentos  que atendam à sua própria situação comercial e mantenha seus olhos e ouvidos abertos para quando as coisas inevitavelmente mudarem. Sua empresa vai agradecer!

Esse post foi escrito pela  LAHAR, um software de automação de marketing robusto com essas e muitas outras funcionalidades. A Lahar é parceira da Sevna Startups.

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