Startup utiliza neurônios artificiais para sugerir o melhor manejo em agricultura de precisão

A LabMet, startup com sede em Jaboticabal, no interior paulista, desenvolveu um sistema de suporte à decisão que simplifica, reduz custos e otimiza o sistema agrícola de produtores rurais e empresas agrícolas. A solução inclui uma rede de estações meteorológicas próprias, de baixo custo, que monitora e realiza a previsão online de condições climáticas e que são conectadas a algoritmos de inteligência artificial como as redes neurais artificiais.

Veja o vídeo explicativo logo abaixo

O sistema agrega dados históricos do microclima, análise profunda de solo e da cultura para indicar, por meio de telas simples e intuitivas, informações sobre como e quando plantar, irrigar, pulverizar e colher. A LabMet está sendo acelerada pelo Sevna Startups, aceleradora de startups hospedada no Supera Parque de Inovação e Tecnologia, em Ribeirão Preto.

A plataforma se utiliza das chamadas Redes Neurais Artificiais, que são modelos estatísticos computacionais inspirados no funcionamento do cérebro e do sistema nervoso e são capazes de aprender (machine learning) e realizar reconhecimento de padrões. É esta tecnologia que torna a ferramenta capaz de utilizar informações de clima, solo e da cultura para prever condições para a lavoura e sugerir o melhor momento e forma de manejo para etapa da cultura.

“Já firmamos parcerias com usinas da região, temos clientes que cultivam grãos e estamos com um projeto-piloto junto a produtores de amendoim de alta tecnologia no interior de São Paulo”, afirma João Trevizoli Esteves, fundador da startup e engenheiro agrônomo pela Esalq/USP. “Os resultados têm mostrado economia e produtividade, ajudando o produtor na tomada de decisão”, afirma o empreendedor que cursa mestrado no programa de Produção Vegetal na área de Agrometeorologia na Unesp de Jaboticabal.

Clique no link para saber mais sobre a LabMet.

Sobre o Sevna

O Sevna Institute promove a inovação tecnológica no Brasil através da conexão entre as iniciativas privadas, públicas, acadêmicas e empresariais. É responsável pelo lançamento da primeira aceleradora de startups em um parque tecnológico do Brasil.

Instituto sem fins lucrativos fundado em 2011, nasceu do espírito empreendedor presente em 10 empresários da área de tecnologia da informação que atuam na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Complementando sua contribuição ao ecossistema inovador, o instituto também é responsável pelo Sevna Talents, dedicado ao treinamento de profissionais digitais, e pelo Sevna Corporate, uma iniciativa que leva o modelo de inovação das startups para dentro das empresas.

Mais informações em www.sevna.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *