A escolha de uma profissão está interligada intimamente com a sua educação, seu ambiente formador, suas ambições, suas escolhas, seu histórico. E isso não é diferente quando alguém encontra motivações para empreender. Suas experiências anteriores é o que guia seus esforços para propor as mudanças significativas na entrega de valor para a sociedade.
Por sua vez, o que define um grande empreendedor é sua capacidade de entendimento sobre as técnicas aprendidas e sua capacidade de resposta frente aos problemas e oportunidades de mercado.
Uma boa formação técnica assim como uma boa formação empreendedora é a base que se espera para que ele consiga ser o precursor de ações que promova a transformação de uma sociedade. Apresentar soluções significativas para os problemas identificados é a base que todo jovem empreendedor, sobretudo de startup, deve ter para tentar atingir o sucesso.
Mas quais são as ações e quais são as suas condições para que isso se concretize? A condição mínima é a sua capacidade de validar uma proposta de valor e é nesse ponto que geralmente os iniciantes se deparam com sua primeira dificuldade: a ansiedade. Propor soluções para problemas não identificados ou trabalhar propostas sem ouvir o que o mercado espera de você é o erro mais comum das startups early stage. Para você evitar esse e outros erros, veja os 22 passos a seguir que vão te ajudar a diminuir a ansiedade e manter o foco e o brilho nos olhos.
No artigo anterior, citamos a segunda etapa chamada, neste artigo vamos falar da terceira e ultima etapa ” arrecadar fundos, investidores, planeje sua ideia.
19. Entenda como funciona a cabeça do investidor.
Você é o primeiro investidor da sua startup no que chamamos de Bootstrapping. O segundo estágio de investimento é o FFF (Family, Friends and Fouls) e só quando estas fontes de recursos se esgotam e quando, no processo de viabilidade você provou seu Product/Market Fit, é hora de apresentar para um investidor anjo. Você precisará atrair os investidores certos, ganhar suporte e trabalhar com eles para garantir um relacionamento longo e mutuamente satisfatório. Pois sim, é uma relação com regras e entendimentos. E entre estes entendimentos estão os números e as métricas que você conseguiu erguer. Investidor olha para o potencial da sua startup mas é o seu papel clarear isso para ele.
Outro fator fundamental é a sua postura enquanto founder. O Prof. Dr. Eduardo Cicconi, gestor de um dos maiores parques de tecnologia e inovação do Brasil, o Supera Parque, apresentou um fundamento na sua tese de doutorado que prova que 60% da decisão tomada por um investidor em colocar dinheiro está baseado na capacidade de execução dos fundadores da startup. (Proposta de um modelo de tomada de decisão de investimento por parte dos fundos de venture capital em empresas start-ups de biotecnologia no Brasil, FEA – USP)
Talvez a sua questão seja: onde encontrá-los? Como dito anteriormente, participar do ecossistema empreendedor é uma chance de circular com as pessoas corretas e potencializar suas possibilidades. Participar de uma aceleradora potencializa este canal. Lembre-se: para uma relação duradoura, precisa passar pelas fases de conhecimento, entendimento e… casamento.
20. Plataformas de Crowdfunding
Uma outra maneira de conseguir recursos para o seu projeto são as plataformas de crowdfunding. O termo crowdfunding vem do inglês e significa financiamento pela multidão. No Brasil temos plataformas as pioneiras: Catarse, Vakinha, Broota, Kikante, entre outras.
21. Entenda o que são Term Sheets e se prepare para a Due Diligence
O Term Sheet é uma espécie de carta de intenções entre o empreendedor e os investidores. Esta ferramenta apresenta o documento e dá algumas coordenadas para que o empreendedor entenda as principais cláusulas e suas implicações jurídicas para se preparar melhor, junto com um advogado especializado, para negociar o investimento, a participação na empresa, além da presença e da influência dos investidores na tomada de decisões.
A expressão inglesa Due Diligence trata de uma avalição de risco prévia das oportunidades de negócio. É uma investigação dos históricos da empresa e dos fundadores para que se tenha um relacionamento jurídico e comercial relevante entre partes.
Na prática faz o levantamento da empresa: razão social, CNPJ, Contato Social, Estatuto, Histórico (propriedades, localização, mudanças), Estrutura Societária e Acionistas, Demonstrações Financeiras, Certidões Negativas de Débito/Fiscal.Qualquer pelo em ovo não justificado pode comprometer os entendimentos negociados. Por isso, é necessário ter tudo sempre muito bem organizado.
22. Smart Money
Os recursos que uma startup precisa para fazer seu lançamento, provar mercado, ter seus primeiros clientes, estruturar equipe, criar corpo e posicionamento, fazer escala e entregar ROI, não estão baseados única e simplesmente em investimentos financeiros. Os investimentos econômicos devem ser sempre levados em questão. E eles compreendem todos os benefícios intangíveis que são necessários para empresas nascentes conseguirem alcançar seu mercado e estabelecer suas estratégias.
No Brasil é muito comum as negociações sendo feitas somente em cima das cifras e dos equities. Mas ainda não temos a cultura de creditar valor à recursos que podem significar muito mais que dinheiro. Qual a chance de você conseguir bater as portas de uma grande companhia e ser o fornecedor deles? Ou quais são as chances de você conseguir conquistar aquele fornecedor chave para sua empresa num estalar de dedos? Elas, garanto, são sempre menores se você não tiver pessoas trabalhando conjuntamente com você.
Neste ponto, as vezes uma proposta sobre a mesa que parece ser menos tentadora pode trazer mais benefícios que aquele com cheque mais gordo. Esteja sempre pronto para conseguir avaliar estas oportunidades.
Artigo escrito por:
Clayton Guimarães
Head de Operações do Sevna Startup e co-Diretor do Founder Institute. Foi fundador das startups Agrobuss e Fleety, é advisor e investidor de startups de base tecnológica.
Se inscreva em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no Sevna Startup.