As 7 melhores estratégias de marketing digital para Startups

É uma grande conquista ser capaz de lançar sua própria startup neste ambiente de negócios global, acelerado e altamente competitivo. Mas, iniciar seu negócio não basta. Depois de colocar sua ideia para acontecer, ou mesmo antes disso, você precisa tomar medidas para alavancar sua marca  por meio de uma estratégia de marketing digital robusta.

Quando falamos de startups, logo nos vem à cabeça a ideia de crescimento e ganho de mercado acelerado. Um dos braços desse modelo de negócio é o posicionamento da marca, de seus serviços e produtos nas plataformas digitais.

O motivo é a capacidade dessas estratégias de permitirem um ganho de alcance mais veloz, por meio de ações de atração, conversão, nutrição, culminando em vendas (caso vendas sejam o objetivo final de seu negócio).

Tudo o que você faz para construir sua presença digital conta para que sua marca seja conhecida. Quando você é conhecido pelo seu público-alvo, ele inicia sua jornada até a concretização real do negócio.

O marketing digital é uma ferramenta poderosa, capaz de contribuir para sua presença online e impactar positivamente sua lucratividade.

Você sabe qual estratégia de marketing digital deve adotar para impulsionar o crescimento de sua startup?

Neste post, vamos compartilhar 7 das melhores estratégias de marketing digital para startups. Depois de ler este post, você terá uma visão clara das estratégias de marketing digital que vão ajudar no crescimento ainda mais rápido de sua startup.

7 estratégias de marketing digital startups


1. Experiência do usuário

Seu público é o que importa. Seu público deve ser capaz de se envolver com o nome da sua marca, seus valores e seu produto, para construir um relacionamento duradouro com sua empresa.

Dentro desse cenário, o público agora é mais reflexivo e receptivo quando as marcas lhes oferecem experiência de usuário e valor de marca únicos.

Suas estratégias de marketing digital devem ser projetadas com cuidado para atrair o público de seu mercado. Mergulhe na pesquisa e descubra o que funciona para o seu público.

Construa seu interesse e amplie seu conhecimento, fornecendo-lhes conteúdo que informe e inspire. Você também poderá fortalecer a voz da marca interagindo continuamente com seu público.

A experiência do usuário pode ser efetivada principalmente por meio do marketing de conteúdo, canais de comunicação e interface do usuário intuitiva. Alguns pontos podem interferir diretamente na experiência que o usuário terá com a startup.

  • Velocidade de carregamento do seu site
  • Menu intuitivo de navegação
  • Chatbots que auxiliam na comunicação
  • Simplicidade e o tom do seu conteúdo

Além disso, você precisa desenvolver uma estratégia de gerenciamento de clientes que o ajude a se conectar com seus clientes. Neste caso você pode usar um software de CRM.

Essa estratégia orientará você a guiar seu cliente por todo o funil de compras, além de ampliar o relacionamento, coletando feedbacks e se tornando relevante para ele.


2. Conteúdo Criativo

Você precisará investir em uma sólida estratégia de marketing de conteúdo que envolva seu público. Crie conteúdo que seja único e novo, pois pode ter um forte impacto em suas personas.

Da comunicação da mensagem da sua marca ao envolvimento de seus clientes com informações, o conteúdo é supremo, pois oferece algo útil a seus clientes em potencial.

Além de estreitar laços com o público por meio da relevância das informações compartilhadas, um ótimo conteúdo pode aumentar o tráfego orgânico de suas páginas e melhorar seu rankeamento no mecanismo de pesquisa.

Seu público-alvo está procurando principalmente conteúdo que comunique valor. Alguns especialistas criaram a regra 80/20. Ou seja, 80% do que você postar não deve estar relacionado ao seu produto ou serviço. Deve estar relacionado ao desenvolvimento de confiança e relacionamento. 20% do que você postar pode estar relacionado a seus produtos ou serviços – vendas ou descontos anunciados, lançamentos de novos produtos, avaliações gratuitas, etc.

Além do conteúdo que você cria é preciso estar consciente do meio que você escolhe para transmitir esse conteúdo e chegar até o seu cliente potencial.


3. Plataformas de mídia social

Sua presença e identidade online começam com seu website e as plataformas de mídia social. Assim, você pode envolver seu público, comunicar sua mensagem com conteúdo poderoso por meio de uma plataforma de mídia social forte.

Como uma startup, uma das primeiras coisas em que você provavelmente trabalhou foi uma estratégia de mídia social ativa. Você sabe que nesta indústria de negócios, a mídia social é a chave para alavancar o reconhecimento e o valor de sua marca.

Aplicativos como SnapChat e Instagram estão se tornando populares e envolvendo o público diretamente com as marcas.

Seja consistente e regular em sua estratégia de mídia social e maximize seu crescimento. Boas estratégias de mídia social podem ter um impacto profundo na geração e nas conversões de leads, no reconhecimento da marca e, é claro, na melhor classificação nos mecanismos de pesquisa.

E embora as plataformas de mídia social sejam eficazes e cheias de sucesso para startups, o marketing de influência, com os digital influencers, é uma forte oportunidade, que tem se destacado no mercado desde 2016. Isso porque ser referenciado por alguém importante para o seu público, gera uma série de argumentos convincentes para a grande maioria dos usuários de mídia social.

Fique atento a quem pode ser o influenciador da sua marca. Entre em contato com eles e envolva-os para ajudar você a ampliar a visibilidade da sua marca.


4. Marketing de vídeo 

Vídeos são ferramentas poderosas para se comunicar extensivamente. Considere as histórias do Facebook Live, Instagram Stories, SnapChat  e mesmo Youtube (no caso de empresas que tenham uma capacidade de produção um pouco maior) para envolver seu público.

Você pode realizar webinars e eventos ao vivo para lançamentos de produtos, realizar tutoriais e responder a perguntas em tempo real. Isso dá uma sensação tangível ao seu público e os ajuda a se conectar ainda mais de perto com sua marca e produto.


 

5. Otimização do mecanismo de pesquisa

Uma das estratégias de marketing digital mais importantes é o investimento em uma solução de SEO confiável. Realize uma auditoria de SEO e descubra como os usuários estão interagindo com seu site e plataformas de mídia social.

O SEO analisará aspectos do site e otimização de páginas, otimização de dispositivos e criação de links confiáveis ​​para melhor visibilidade nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Por exemplo, em uma das atualizações mais importantes do Google, os sites que não respondem a vários dispositivos digitais não serão exibidos na pesquisa, independentemente de suas medidas de SEO.

Depois de entender a natureza da associação, o alcance e o impacto do SEO de sua marca, refaça ou redefina sua estratégia de marketing digital de acordo.

Entenda como o SEO funciona e aprenda sobre as expectativas e perspectivas de contratar especialistas em SEO. Isso ajudará sua startup a crescer mais rápido. Seja consistente e regular em sua estratégia de marketing digital.


6. Email Marketing

Apesar das previsões de sua morte no mundo do marketing, os e-mails ainda estão por aí e proporcionam um excelente retorno sobre o investimento (ROI) aos profissionais de marketing, principalmente se aliados a uma estratégia de automação de marketing digital.

Em uma pesquisa recente conduzida pela Demand Metric e pela Data & Marketing Association (DMA), concluiu-se que o email marketing teve em média um ROI impressionante de 122%.

Isso foi quatro vezes maior do que os outros canais de marketing que foram analisados. Esses canais incluíam pesquisa paga, mala direta e mídia social.

Que startup não desejaria esse tipo de ROI em sua estratégia de automação de e-mail marketing?

Embora o e-mail marketing seja altamente eficaz, nem todas as startups são capazes de aproveitar o verdadeiro poder do marketing por e-mail. Mas algumas marcas se destacaram no e-mail marketing. Então a sugestão aqui é que você construa uma estratégia de envio de e-mail marketing embasada e consistente antes de sair disparando e-mails aleatórios para seus clientes.


7.  Google AdWords

CPC, ou Custo por Clique, é um método de pagamento utilizado pelo Google Adwords. Nele sua empresa só paga pelo anúncio quando um usuário clique em sua campanha. Seu objetivo, quase sempre, é utilizar de publicidade nos motores de busca para trazer visitantes ao seu site.

O Google Adwords é uma poderosa ferramenta de marketing para gerar leads qualificados prontos para comprar.

Leia mais: Google AdWords para Iniciantes: Glossário e erros mais comuns

A publicidade CPC do Google Adwords oferece muitas vantagens práticas, como:

  • Você pode alcançar seus clientes no momento certo com o anúncio certo
  • Alto ROI, pois você terá que pagar apenas quando uma pessoa interessada clicar
  • Controle de quanto você quer gastar
  • A campanha de mídia paga gera dados e insights para ajudar a aprimorar outras estratégias de marketing digital

Otimização do crescimento de uma startup

Uma boa estratégia de marketing digital pode atuar como um catalisador para o alcance, o impacto e o crescimento dos negócios, pois conecta o público-alvo com o negócio em tempo real e, portanto, mais rápido do que as estratégias de marketing convencionais.

Resultado: as taxas de conversão poderiam ser também são impactadas positivamente. A tendência do consumidor de experimentar novas marcas está crescendo se elas realmente tiverem uma conexão com seus valores.

Ser consistente e regular em sua estratégia de marketing digital ajudará você a aumentar a visibilidade da sua startup com mais eficiência.

Uma boa estratégia de marketing digital fará exatamente isso – atrairá o tipo certo de consumidores para o seu negócio – e garantirá sua sobrevivência na indústria dinâmica e veloz.

Esse post foi escrito pela  LAHAR, um software de automação de marketing robusto e completo, com estratégias para auxiliar sua startup a ter um crescimento ainda mais acelerado. A LAHAR é parceiro da aceleradora Sevna Startups.

 

Publicado em 15 de maio de 2018.

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