Conheça os métodos para avaliação de startups

Por: Jaziel Pavine de Lima

A determinação do valor de uma empresa no mercado não é uma tarefa simples. As premissas envolvidas no cálculo desse valor são as mais diversas e envolvem, além dos elementos patrimoniais, outros dados mais subjetivos e de difícil aferição, como, as tendências de mercado, as estratégias adotadas, ou mesmo o capital humano envolvido na gestão do negócio.
A complexidade da questão torna-se ainda maior diante do fato de haver uma infinidade de mercados distintos os quais são explorados por empresas das mais diversas naturezas. Diante dessa quantidade enorme de variáveis há a necessidade de se adotar critérios já utilizados e provados pelo mercado que possibilitem estabelecer parâmetros confiáveis de aferição.

O objetivo deste artigo é discorrer, principalmente, sobre:

– Os principais métodos para calcular o valor de uma empresa;
– Qual é o método mais reconhecido pelo mercado;
– Principais etapas de elaboração do método;
– Quais os benefícios em realizarmos uma avaliação.

Os conceitos aqui apresentados são cabíveis para qualquer tamanho de empresa, inclusive as pequenas e médias.

Avaliação por Liquidação: considera a venda de todos os bens listados no balanço, como imóveis, máquinas e equipamentos. A partir disso, soma-se o dinheiro disponível obtendo-se um resultado, do qual desconta-se todas as dívidas para obter o valor da empresa. Este método é simples de se calcular, porém, limita-se aos imobilizados e não considera outras informações como, por exemplo, a carteira atual de clientes da empresa.

Avaliação por Múltiplos: estima-se o valor por meio da aplicação de um fator de referência, o qual tem como base empresas já avaliadas que atuam no mesmo segmento, sendo tal fator multiplicado pelo número de lucros, receitas ou EBITDAs (lucro líquido ajustado das despesas financeiras, dos impostos e da depreciação e amortização). Neste método, considera-se, por exemplo, que a empresa vale “N vezes” seu EBITDA atual. A avaliação por múltiplos não contempla, entre outras coisas, as possibilidades de crescimentos futuros do segmento.

Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado: neste método o valor é mensurado com base em benefícios futuros que a empresa poderá gerar. Ele é bem mais completo que os métodos anteriores, pois melhor retrata o valor justo do negócio. Contempla a previsão do ambiente externo (consumidores, concorrência, conjuntura econômica, globalização, etc) o qual irá impactar na estimativa futura do crescimento das receitas, dos custos e das despesas num prazo predeterminado. O método também considera o risco de acordo com o segmento que a empresa está inserida e o custo do capital no tempo para os acionistas e para terceiros. Além disso, torna-se indicado por estar em conformidade com as novas regras contábeis (Manual da Contabilidade FIPECAFI, 2010) que prescreve que “Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade”.

Continue lendo mais em:

Você sabe quais são os Principais Métodos de Avaliação de Empresa (Valuation)

Artigo escrito por: Profº Jaziel Pavine de Lima

jaziel@valorebrasil.com.br

Especialista em Avaliação de Empresas pela FUNDACE USP e FIPECAFI; Professor do curso de Valuation na pós graduação do BI Internacional, UNISEB COC e UNISESCON; Founder e Diretor da Valore Brasil – Controladoria de Resultados.

Publicado em 06 de dezembro de 2018.