O design sprint esta transformando o desenvolvimento de produtos e atende da startup até grandes empresas que desejam inovar ou melhorar seus produtos.
Imagine a seguinte situação, você teve uma ideia brilhante, elaborou todas as possibilidades do negócio no seu canvas, descobriu que sua ideia realmente atende a uma demanda latente e pronto, agora vai! Não falta mais nada e o negócio será um sucesso, pelo menos até descobrir que o seu produto não entrega o que você vendeu tão bem!
Um dos maiores erros que empreendedores cometem durante o processo de desenvolvimento de seus produtos é menosprezar a experiência do usuários. Acreditando que basta contratar um bom desenvolvedor para transformar sua ideia em realidade, deixam de lado a atenção ao usuário e a possibilidade de entregar um produto que realmente resolva um problema.
O design sprint é o framework que esta tornando o desenvolvimento de produtos algo prático e acessível, atendendo desde startups até grandes empresas que desejam inovar ou melhorar seus produtos de forma ágil. Funciona em formato de workshop com até 8 pessoas trabalhando exclusivamente com o objetivo de entender um problema e chegar a um protótipo passível de ser testado com usuários reais, tudo isso em menos de 5 dias.
Na SEVNA Startups utilizamos o design sprint com as startups aceleradas desde 2016 principalmente para tornar familiar o exercício da prototipagem e testes com usuários, mas vai muito além disso e permite engajar toda a equipe no processo de desenvolvimento em atividades de co-criação.
O formato de design sprint que utilizamos foi concebido na Google Ventures, a aceleradora de startups do Google, e ganhou destaque com o lançamento do livro Sprint – How to solve big problems and test new ideas in just five days.
Como funciona
O modelo original da sprint prevê atividades durante cinco dias, mas na prática é um formato que permite adaptações e dessa forma nossas sprints costumam ser realizadas em 2 ou 3 dias de trabalho intenso, seguindo as mesmas etapas da sprint original e trabalhando com grupos de 4 a 8 pessoas em cada sessão.
Normalmente ela se parece com o gráfico abaixo, as três primeiras etapas são de entendimento do problema e as etapas seguintes começam a convergir para uma ideia mais clara de como solucionar o problema.
As etapas de trabalho de uma Design Sprint são:
Mapeamento
Essa é a etapa em que colocamos toda a equipe em sintonia, identificando o problema no qual vamos trabalhar e colocando todos a par do desafio que vamos encarar nos próximos dias.
Sketch
É quando começamos a desenhar as primeiras soluções em forma de esboços e até quem tenta escapar dizendo que não sabe desenhar é convidado a botar a mão na massa. Aqui não importa a qualidade do seu desenho mas se a sua ideia pode ser entendida por outras pessoas sem a necessidade de explicações adicionais, evitando que outros integrantes influenciem ou imponham suasideias.
Decisão
Neste momento começamos a focar em uma solução específica, é um dos momentos de convergência onde podemos completar nossa ideia com a de outro integrante do time e chegar a umasolução mais rica. Definindo a que melhor pode resolver o desafio proposto, passamos a nos preparar para a fase de prototipagem.
Prototipagem
Aqui o desafio é terminar o dia com um protótipo de alta fidelidade da solução escolhida. Não buscamos um produto pronto, mas sim algo que traga o máximo de fidelidade e proporcione a sensação de que aquele produto está pronto, o trabalho é intenso e por isso é importante que cada um se responsabilize por uma parte do trabalho e a execute com determinação. É importante para que nossos testes entreguem uma sensação de realidade para os usuários, assim os feedbacks serão mais assertivos.
Testes
Agora é a hora da verdade, onde os fracos não tem vez! 🙂 Nesse momento não há espaço para orgulho ou sentimento de , é quando descobrimos onde erramos ou podemos melhorar nosso produto. Nenhum protótipo sai ileso de uma sessão de testes com usuários reais, e por mais doloroso que seja, isso é bom, é a hora de corrigir e testar novamente.
Isso tudo realizamos em no máximo 3 dias, então é possível perceber que há trabalho para todo mundo, do CEO ao programador, todos que participam de uma sessão de Design Sprint devem colocar a mão na massa desenhando o produto e tomando decisões que vão impactar diretamente na solução.
Depois de todo esse processo o time terá mais segurança e comprometimento com o produto desenvolvido, além de um grupo engajado a startup ganha tempo ao corrigir problemas antes de colocar o produto em produção e economiza recursos financeiros ao evitar correções depois que o trabalho do desenvolvedor está feito.
Silvio França – ola@silviofranca.com.br
Especialista em desenvolvimento de produto e experiência de usuário. Designer de produto pela UNESP/Bauru, com MBA em Marketing pela FUNDACE USP. Integrante do time da aceleradora Sevna startups e mentor Founder Institute Ribeirão Preto/SP.
Fonte: www.uxordie.com.br