Different Way to Valuation

Quanto vale uma empresa? O que é Valuation? Conheça os principais métodos de avaliação de empresas.

Uma empresa vale sua capacidade futura de geração de caixa, ou seja, sua geração futura de lucro, mercado, imobilizado, giro e risco.

Valuation é o processo de avaliar de uma empresa de forma sistematizada, usando modelo qualitativo e quantitativo, através de metodologia consagrada de mercado.

O valor de uma empresa é igual ao valor presente de seus benefícios futuros esperados de geração de caixa, que serão gerados conforme o desempenhooperacional do negócio. Como todo negócio inserido no mercado tem variáveis fora do controle dos sócios, desconta-se um risco por esses fluxos futuros. O principal método considera todo o ambiente externo da empresa, antes e depois da cadeia que o negócio está inserido, conforme figura abaixo:

Principais métodos de avaliação de empresas

O que é o método fluxo de caixa descontado ?

Nesse método, o mais utilizado, o valor é mensurado com base em benefícios futuros que a empresa poderá gerar. Contempla a previsão do ambiente externo (consumidores, concorrência, conjuntura econômica, globalização, etc) o qual irá impactar na estimativa futura do crescimento das receitas, dos custos e das despesas num prazo predeterminado. O método também considera o risco de acordo com o segmento que a empresa está inserida e o custo do capital no tempo para os acionistas e para terceiros. Além disso, torna-se indicado por estar em conformidade com as novas regras contábeis (Manual da Contabilidade FIPECAFI, 2010) que prescreve que “Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade”.

Abaixo as macro etapas envolvidas na elaboração do fluxo de caixa descontado:

Onde o valuation é utilizado?

  • Análise de viabilidade econômica;
  • Compra e venda de negócios;
  • Fusões de empresas;
  • Aumento de capital (exemplo IPO);
  • Dissolução de sociedades;
  • Busca por fundos de investimento;
  • Startup e Spin-off;

Valuation como ferramenta de Gestão. Gestão baseada no valor.

Gestão baseada no valor é a melhor ferramente de gestão para um negócio, pois projeta e acompanha resultados da companhia conforme o desempenho atual, o futuro, o mercado, investimentos, giro e risco (geração de riqueza)

O valuation é uma ferramenta que permite à gestão guiar seus esforços no sentido de gerar maior valor para seus acionistas.

Através de uma avaliação inicial (que será o diagnóstico) e sugerindo mudanças nas estruturas organizacional, de capital, mix de produtos, investimentos e giro, formação de preço de venda, etc., capazes de aumentar o resultado econômico do negócio. Em seguida, calcula-se novamente o Valor da Empresa para que se tenha uma medida quantitativa objetiva do impacto dos trabalhos de gestão em aplicar as melhorias sugeridas e assim aumentar o valor da empresa.

Quais perguntas o valuation irá responder?

Minha empresa apura lucros e está crescendo, porém não está gerando distribuição para os acionistas, o que está acontecendo?

Dívida pode fazer a empresa valer mais? Empréstimo é bom ou ruim?

Estou no regime de tributação? “Lucro presumido” ou “simples nacional”, essa é a melhor opção?

Quanto uma empresa precisa gerar de lucro? Ela é economicamente viável?

Meus clientes estão satisfeitos mas minha empresa não apresenta lucro, o que fazer?

Prof. Jaziel Pavine de Lima – jaziel@valorebrasil.com.br

Especialista em avaliação de empresas pela FUNDACE USP e FIPECAFI. Professor do curso de Valuation na pós graduação da Estácio, Unisescon e BI Internacional. Founder e diretor na Valore Brasil – Controladoria de Resultados.

Fonte: http://www.valorebrasil.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *