Tecnologia no setor imobiliário renova as formas de trabalho

O uso de sistemas inteligentes traz mais agilidade e controle dos processos 

Um dos setores mais tradicionais do mercado, o imobiliário, também está se transformando devido a iniciativas de tecnologia e inovação. O excesso de documentos e papeis está dando lugar a sistemas inteligentes, o que facilita o trabalho de quem atua na área e gera uma melhor experiência ao consumidor final.

No primeiro semestre de 2019, o setor demonstrou seus primeiros sinais de recuperação após momentos de crise. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o número de vendas aumentou em 12%, de acordo com os dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O quadro de melhora favorece a atuação de startups que trazem novidades tecnológicas ao setor.

Apesar da resistência do mercado à automação dos processos, o CEO da startup M2Corp, Fabio Matsunaka, enxerga no segmento imobiliário um campo repleto de oportunidades: “Além das incorporadoras e loteadoras, existe um número grande de pessoas físicas proprietárias de glebas que querem empreender com isso. Ainda mais em um cenário brasileiro, em uma macroeconomia, com a taxa Selic a 5%”.

Descomplicando processos

A M2Corp, de Marília (SP), é uma das empresas que pretendem modernizar o mercado de loteamentos e incorporadoras imobiliárias. Em um sistema com um único painel, é possível gerenciar todas as atividades relacionadas a um empreendimento, como cadastros de proprietários, emissão de boletos, além de um mapeamento dos status de venda.

O software traz tecnologia ao mercado, ao utilizar nuvem e a Amazon como seu servidor principal. O objetivo é melhorar a eficiência no processo de vendas, maximizar o controle financeiro e, assim, minimizar a inadimplência.

A startup já está presente em nove estados brasileiros e tem planos de levar seu sistema inteligente a todo o país. Desde julho, a M2Corp vem sendo acelerada pelo Sevna Startups, de Ribeirão Preto (SP). “A gente triplicou a base de clientes desde o início da aceleração. O Sevna tem impactado nessa jornada justamente ajudando a melhorar o nível e a qualidade do serviço”, comenta Fabio.